quinta-feira, junho 29, 2006
O nosso milagre
Fala-se muito do milagre das economias asiáticas, mas não se fala da transformação e crescimento da economia portuguesa nas últimas décadas, que foi notável. É que há também um milagre português.
Sérgio Rebelo in negocios.pt
segunda-feira, junho 26, 2006
Finalmente!
O Presidente da República de Timor-Leste já recebeu a carta de demissão do primeiro-ministro, Mari Alkatiri.
in publico.pt
sábado, junho 24, 2006
Abertura e falta de abertura
Portugal foi o país que menos acompanhou os jogos das outras selecções da prova que se realiza na Alemanha.
A razão?
A larga maioria dos encontros é transmitida numa televisão de acesso pago, a Sport TV, ao passo que no resto da Europa a esmagadora maioira dos países recebe o Mundial em canais de sinal aberto.
in publico.pt
sexta-feira, junho 23, 2006
Nosso fado
Quem se habituou a uma vida inteira com dificuldades e a uma pobreza atávica usa fatalmente a subida do seu nível de vida para tratar sobretudo dos prazeres.
Pedro Lombra in Diário de Notícias
quinta-feira, junho 22, 2006
Ed
Continuamos com os sons do Brasil.
Desta vez, vamos com Ed Motta, o compositor brasileiro que alia pop com os sons "tropicais" do Brasil.
Espero que gostem.
quarta-feira, junho 21, 2006
terça-feira, junho 20, 2006
Trabalhadores de todo o mundo: uni-vos #2
Juiz aprova venda da Varig a trabalhadores
O responsável pela recuperação da companhia aérea brasileira aprovou ontem a venda ao grupo NV Participações, dos trabalhadores da Varig, por considerar que foram dadas garantias financeiras suficientes.
Os trabalhadores da Varig foram os únicos a apresentar uma proposta no leilão da companhia aérea, por 352,8 milhões de euros, mais de 50% abaixo do preço mínimo inicialmente exigido.
in negocios.pt
Trabalhadores de todo o mundo: uni-vos #1
Os trabalhadores da fábrica de Saragoça da General Motors (GM) decidiram tomar uma posição junto da empresa, afirmando que não querem receber a produção do modelo Combo na indústria espanhola, se isso implicar o encerramento da unidade portuguesa da Azambuja.
in publico.pt
O reino da bola #2
O futebol é, hoje, a marca d’água dos aproveitadores do poder, como o fora no tempo do salazarismo. A inquietante similitude entre as duas épocas expõe-se nas imagens comparativas. Regista-se a submersão completa dos valores mais elementares, pela perversidade e pela mediocridade que se nos oferecem como álibi.
Baptista Bastos in negocios.pt
O reino da bola
Um país onde as coxas do Deco são mais importantes do que os índices de desemprego, o mausoléu está à espera.
Quem discorda deste monumental embuste é ridicularizado. O exemplo mais conhecido é o de Pacheco Pereira. Disse que não sabia quem era Quaresma. Foi objecto de chacota.
Quem discorda deste monumental embuste é ridicularizado. O exemplo mais conhecido é o de Pacheco Pereira. Disse que não sabia quem era Quaresma. Foi objecto de chacota.
Baptista Bastos in negocios.pt
segunda-feira, junho 19, 2006
Nobre povo. Nação valente
Em plena euforia e polémica sobre o uso dos símbolos nacionais, soube-se que a uma mulher de origem indiana - casada com um português, com filhos nascidos e educados em Portugal - foi negada a nacionalidade portuguesa.
Os quase dez anos de residência no País e o facto de falar fluentemente a nossa língua não foram suficientes para que o Tribunal da Relação de Lisboa considerasse a existência de uma ligação efectiva à comunidade nacional (!), já que a candidata não demonstrou conhecimentos de História de Portugal, não sabendo nomear personalidades da cultura portuguesa (se calhar nem mesmo Deco) e ignorando - um verdadeiro crime de lesa-pátria - o hino.
Este critério parece mais próprio dos requisitos de entrada para o PNR do que propriamente de um tribunal.
Joana Amaral Dias in Diário de Notícias
sexta-feira, junho 16, 2006
Até os aparentes improvisos são pensados
A primeira imagem que fica na memória de Cavaco Silva já Presidente da República é a do clã familiar a subir a calçada do Palácio de Belém, na tarde de 9 de Março.
Foi uma imagem pensada e que um golpe de sorte, naquele preciso momento, tornou possível: alguns minutos antes, estivera a chover...
Em Cavaco Silva até os aparentes improvisos - o passeio familiar não estava na agenda - são pensados.
Maria Henrique Espada in Diário de notícias
quinta-feira, junho 15, 2006
quarta-feira, junho 14, 2006
Rita
Rita Lee vai ser a companhia para a presente semana. O disco que aqui deixo para audição é uma homenagem da autora aos Beatles.
Contempla portanto versões da autora para exitos da banda inglesa.
Um disco a meu ver muito bem conseguido. Realço "A hard day' s night"(01) e Minha vida (In my life) (05).
Espero que gostem.
Contempla portanto versões da autora para exitos da banda inglesa.
Um disco a meu ver muito bem conseguido. Realço "A hard day' s night"(01) e Minha vida (In my life) (05).
Espero que gostem.
terça-feira, junho 13, 2006
Um outro mundo é possível
Le néolibéralisme est parvenu à imposer largement l'idée qu'il représenterait la seule source envisageable d'efficacité économique. L'effondrement du " socialisme réel " à la mode soviétique l'a, il est vrai, aidé à convaincre la plupart des " décideurs " qu'il n'existe rien de sérieux en dehors de la logique de marché et de la mise en concurrence.
L'histoire et la simple observation de ce qui se passe partout dans le monde prouvent pourtant qu'il est possible de produire et d'échanger des biens et des services dans des logiques de coopération, de solidarité, et même de don, sans forcément recourir à une monnaie ou encore en poursuivant un objectif d'émancipation sociale.
Jean-Louis Laville.
segunda-feira, junho 12, 2006
Ah valente..
Oito em cada dez portugueses julgam que bater numa criança é educar.
Joana Amaral Dias in Diário de Notícias
Joana Amaral Dias in Diário de Notícias
sexta-feira, junho 09, 2006
Futebol e línguas
O futebol é verdadeiramente a língua franca, mesmo à frente do Inglês?
Paula Moura Pinheiro em Câmara Clara, na 2:
Paula Moura Pinheiro em Câmara Clara, na 2:
quinta-feira, junho 08, 2006
Os Pequenos mimos desta geração
"A criança estava aqui à minha volta e [eu] já a tinha mandado embora várias vezes. Ele agora foi-se embora. Não lhe dei um estalo, bati-lhe com a mão para ele se ir embora", justificou o director-geral da Casa do Gaiato, esclarecendo que o Jaime "é filho de um 'gaiato'" mas não pertence à instituição."Isto não foi um mau trato, foi um bom trato. Não me viu antes agarrá-lo ao colo, acariciá-lo e beijá-lo? Sabe quem faz isso? É um pai.
publico.pt
O futebol e o sexo
No futebol como no sexo
As pessoas suam ao mesmo tempo
Quase sempre vão pelo meio
Mas podem ir pelos lados
Em ambos os casos
É importantíssimo...ter jogo de cintura
Fernando Alves, em Sinais, Tsf, 7 jun
quarta-feira, junho 07, 2006
Lê-se e não se acredita...
Frente Nacional: dirigente Mário Machado diz-se "preso político" de um "Estado opressor"
O dirigente de extrema-direita Mário Machado, detido ontem por posse de armas ilegais na sequência de uma reportagem na RTP, considerou-se hoje à entrada do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa um "preso político" cujo único crime "é ser nacionalista num Estado opressor socialista".
O dirigente de extrema-direita Mário Machado, detido ontem por posse de armas ilegais na sequência de uma reportagem na RTP, considerou-se hoje à entrada do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa um "preso político" cujo único crime "é ser nacionalista num Estado opressor socialista".
in publico.pt
Alguém tem que dizer a este Senhor que presos políticos e delinquentes não são bem as mesma coisa
"Passaram 32 anos sobre o 25 de Abril e voltaram a haver presos políticos", disse Mário Machado, dirigente da organização de extrema-direita Frente Nacional e membro de um grupo neonazi. "O meu único crime é ser nacionalista num Estado opressor socialista", dirigido por um "Governo fantoche nas mãos de accionistas", afirmou.
in publico.pt
Será que isto não faz sentido? Pelos vistos, para a Fenprof, não!
Lendo o projecto do Governo, o que se percebe é um esforço meritório para aproximar os pais das escolas, deixar as escolas abrirem-se aos encarregados de educação e permitir que, em casos devidamente previstos (por exemplo, quando os pais participarem activamente nas reuniões das escolas), aqueles que estiverem em melhores condições possam efectivamente fazer uma avaliação sobre os professores. Mas essa avaliação não é única nem taxativa - ela será ponderada num conjunto vasto de outros critérios e pontuações, de que resultará enfim uma avaliação do professor. Não são portanto os pais que vão decidir quem são os bons e os maus professores - os bons pais apenas vão contribuir, à sua pequena escala, para uma avaliação global.
Pedro Rolo Duarte in Diario de Noticias
terça-feira, junho 06, 2006
Nusrat
Esta semana deixo-vos com a minha última aquisição. Chama-se Nusrat Fateh Ali Khan é oriundo do Paquistão. É certamente um ícone da designada world music desde que a editora de Peter Gabriel - Real World - lhe deu a projecção mundial. Como todas as músicas, esta precisa do seu tempo. Espero que consigam encontrá-lo e saborear este disco.
segunda-feira, junho 05, 2006
Cavaco Silva mostra ao que vem
Ao definir como socialmente excluídos determinados grupos, Cavaco Silva neles focaliza a atenção nacional. Todavia, ao evitar "sinalizar" outros que são também socialmente excluídos - como os desempregados, os imigrantes ou os homossexuais -, o Presidente não apenas cumpre um programa político como, inevitavelmente, os torna ainda mais imperceptíveis, logo mais excluídos. Do mesmo modo, ao aligeirar a responsabilidade do Estado relativamente à inclusão social, Cavaco Silva mostra ao que vem.
Joana Amaral Dias, in Diario de Noticias
domingo, junho 04, 2006
E sem horários, também ajuda
O empresário [Belmiro de Azevedo] defende a mudança da Constituição para que o Estado possa "fazer coisas difíceis", tornando a sua máquina menos pesada.
Há alternativas, incluindo a promoção de iniciativas que permitam ao sector privado absorver funcionários públicos, "mas a preço de mercado".
sexta-feira, junho 02, 2006
Vem deitar-te na grama
não me olhes só da bancada lateral
desce-me essa escada e
vem deitar-te na grama
vem falar comigo
como gente que se ama
e até não se poder mais
vamos jogar
Extraído de "Espectáculo", Sérgio Godinho
desce-me essa escada e
vem deitar-te na grama
vem falar comigo
como gente que se ama
e até não se poder mais
vamos jogar
Extraído de "Espectáculo", Sérgio Godinho
quinta-feira, junho 01, 2006
As paisagens e Miles Davis
Preciso de ver Paisagens como outrora Miles Davis precisava tocar de costas para o público para poder tocar melhor.
Extraído de "Portugal e o Futuro" de Manuela Silva Ramos
Extraído de "Portugal e o Futuro" de Manuela Silva Ramos
Subscrever:
Mensagens (Atom)