domingo, janeiro 31, 2010

Liberalismo "chico-esperto"

Duarte Pacheco, ministro de Salazar, pediu às indústrias vidreiras para lhe mandarem amostras, a pretexto de um concurso para construir o Instituto Superior Técnico. Teve muitos vidros - quem recusava, então, um pedido ministerial? Quanto ao concurso, népias, as amostras serviram foi para forrar, de graça, os edifícios... (...)

Belmiro de Azevedo andou "os últimos dois anos a escolher e a experimentar os carros que aqui me punham aos fins-de-semana". Sabendo-se que ele ia comprar carro novo, as empresas serviram amostras durante 104 fins-de-semana, na mira de um concurso tão falso (dois anos a escolher carro?!) como o de Duarte Pacheco. Claro que Belmiro acabou por comprar um, mas suspeito que as empresas forneceram à borla mais fins-de-semana do que tencionavam.

Do capitalismo centralista de Estado, à Pacheco, ao liberalismo extremo da raposa livre no galinheiro livre, à Belmiro, assim se explica este Portugal pouco competitivo.

DN, Ferreira Fernandes,30jan10

sábado, janeiro 30, 2010

É p'ra amanhã, bem podias viver hoje; porque amanhã quem sabe se vais ca estar

José Sócrates comprometeu-se ontem novamente a taxar as mais-valias bolsistas ainda durante esta legislatura. Por enquanto, neste Orçamento para 2010, o governo decidiu não o fazer porque avançar para esse imposto agora “seria um erro”. “Numa altura em que os mercados estão a recuperar, é um erro mexer nas mais-valias”, justificou-se o primeiro-ministro.

jornal i,30jan10

Crédito mesmo mal parado

José Augusto Oliveira Costa, filho do único arguido no processo BPN que esteve detido preventivamente e continua sujeito a vigilância com pulseira electrónica, mantém-se em serviço no banco.
Depois de ter exercido funções de direcção, está na área de recuperação de crédito - o que não deixa de ser irónico, tendo em conta que o pai e diversos outros administradores são acusados pelo Ministério Público de terem beneficiado, através do Banco Insular e de sociedades offshore, de empréstimos nunca pagos.

jornal i,30jan10

sexta-feira, janeiro 29, 2010

E Badajoz aqui tão perto

O presidente do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, considerou hoje que a tributação sobre bónus e rendimentos variáveis de administradores e gestores pode levar a que “gente muito valiosa” abandone Portugal para trabalhar noutro país.

“Esta taxação atinge muita gente dentro do BES, não só gestores de topo e poderemos ter gente muito valiosa a sair do país para ir trabalhar para outro”, disse Ricardo Salgado durante um almoço promovido pela Associação Industrial Portuguesa - Confederação Empresarial (AIP-CE), em Lisboa.

publico,28jan10

quinta-feira, janeiro 28, 2010

A liberdade de não gostar

O Parlamento francês resolveu nomear uma comissão para debater um magno assunto: o uso de véu integral no espaço público. A coisa é de uma enorme importância. Afinal de contas, o niqab e a burka são usados por menos de duas mil mulheres num total de cinco a seis milhões de muçulmanos. Ou seja, menos de 0,1% das muçulmanas em França.(...)

[Constitui] um ataque a esse valor que eu gostava de acreditar que ainda é europeu: o da liberdade individual. E essa liberdade individual inclui o direito a ser conservador. Posso não gostar. Mas a liberdade dos outros é para isso mesmo: para aquilo que eu não gosto nos outros.

Daniel Oliveira, arrastão,27jan10

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Fala o nu do rôto

"Cavaco é um ditador. Mandou quatro amigos meus, dos melhores ministros, para a rua, assim de mão directa", afirma Belmiro de Azevedo sobre a primeira figura do Estado."

Belmiro de Azevedo,publico,27jan10

segunda-feira, janeiro 25, 2010

Salada de fruta

António Araujo: Ligaram para mim, a pedir-me...a pedir-me fruta para logo à noite. Posso...posso levar a fruta à vontade?

Pinto da Costa: Ahhh..sim..diga que sim senhor

Conversa de Pinto da Costa com o empresário de jogadores no âmbito do processo apito dourado

domingo, janeiro 24, 2010

Já passou

Valentim Loureiro: Correu mal caralho...você no fim também esteve ali a inventar ..mas está bem..oh..que se foda! já passou pá!

Jacinto Paixão: Oiça lá, mas aquilo não se podia fazer mais.

Conversa de Valentim Loureiro com o arbitro Jacinto Paixão no âmbito do apito dourado

sábado, janeiro 23, 2010

"É preciso algum folclore nesta merda" (*)

(*) Declarações de Valentim Loureiro a Pinto da Costa no âmbito das escutas do Apito Dourado, comentando as incidências num jogo FC Porto- Sporting.

Trocadilhos

"O Manuel Alegre sendo socialista tem potencial para congregar toda a esquerda menos o Partido Socialista"

Ricardo Araujo Pereira, Governo Sombra, Tsf,22jan10

sexta-feira, janeiro 22, 2010

Silêncio ensurdecedor

O papa garantiu, este domingo, que o Vaticano ajudou os judeus «às escondidas e de maneira discreta» durante a II Guerra Mundial, defendendo assim o seu antecessor Pio XII, muitas vezes acusado de manter o silêncio durante o Holocausto.

tsf.pt

segunda-feira, janeiro 18, 2010

Clara Pinto Correia aceitou ser fotografada pelo marido enquanto tinham relações sexuais.
As imagens estão expostas no Centro Cultural de Cascais


"Cristalizar o estado de paixão desta maneira é uma dádiva muito grande.
(...) Foi pena só terem vindo parar à exposição fotografias em que estou de olhos fechados. É um cliché tramado.
Não é verdade, nós não fazemos amor de olhos fechados. Sobretudo quando estamos apaixonados, queremos ver a cara da outra pessoa e na maior parte das fotografias estou de olhos abertos.
Eu gosto de ver."

Clara Pinto Correia, jornal i, 16jan10

sábado, janeiro 16, 2010

Escrever muito para afinal dizer muito pouco

Fernando Lima, assessor de Cavaco Silva publicou esta semana no Expresso a sua verdade a respeito da polémica das escutas


"Boa parte das questões sobre as quais os portugueses se interrogam acerca do caso continuam ser resposta"

Luisa Meireles, expresso,16jan10


sexta-feira, janeiro 15, 2010

Toda a verdade, apenas a verdade e nada mais do que a verdade

A verdade é que o nosso elevado nível de endividamento externo não pode mais continuar a ser encarado como um problema especificamente português. Primeiro, porque, demagogias à parte, a causa imediata do seu agravamento reside na crise financeira internacional que se propagou a partir dos EUA. Segundo, porque é comum a um grande número de países europeus, entre os quais alguns que integram a zona euro e onde vivem mais de um terço dos seus habitantes. Terceiro, porque - cúmulo do desespero! - a nossa situação está longe de ser a mais grave.

Resulta daqui que, ao contrário do que se passava há cinco anos, não estamos hoje desalinhados dos nossos parceiros europeus. Estamos no mesmo barco que eles enfrentando a mesma tempestade.

João Pinto e Castro, negócios.pt

quinta-feira, janeiro 14, 2010

A beleza é uma arma #2


Nem sempre me sinto bonita. Tenho dias em que me sinto horrível, não me consigo olhar ao espelho.
Acho que as pessoas criaram essa ideia [mulher bonita] não pela minha beleza mas pela personagem que eu interpretei.

Soraia Chaves, jornal i,9jan10

quarta-feira, janeiro 13, 2010

A beleza é uma arma




“A beleza é como ter um Ferrari: se não se sabe como manejá-lo, o carro pode virar-se tão depressa que pode chocar contra a parede”.





Monica Belluci, jornal i,12jan10

terça-feira, janeiro 12, 2010

De facto, inacreditável como haja quem pague €475,00 de salário

Governo decidiu a medida bombástica de aumentar o salário mínimo para 475 euros. Como vem na sequência de subidas anteriores, o nível é hoje 27% superior ao de 2005, mais de 17% em termos reais.
É inacreditável que pessoas responsáveis apresentem essa medida como um esforço governamental de justiça social.

João César das Neves , DN, 11jan10

É uma ironia teres ficado tanto tempo

"É uma ironia sair da RTP quando há PSD, Orçamento e presidenciais"

Marcelo Rebelo de Sousa comentando a sua presumível saída da RTP após cinco anos de programa "As escolhas de Marcelo"

sábado, janeiro 09, 2010

O 25 de Abril das lésbicas e dos gays

foto: paulete santos

Ergueram-se os copos e fez-se um brinde à liberdade em plena rua no dia em que o Parlamento aprovou o alargamento do casamento aos homossexuais, descrito pela artista plástica Ana Vidigal como “o 25 de Abril das lésbicas e dos gays”.

publico.pt

quinta-feira, janeiro 07, 2010

Os melhores dos anos 0...ou simplesmente os que adorei...#2


A Vida dos Outros
titulo original:
(Das Leben der Anderen)

lançamento:
2006 (Alemanha)

dirreção
: Florian Henckel von Donnersmarck

Momentos #10

Os profetas da resignação

Os tremendistas sempre pegaram bem. E agora dão cartas no país. Perdidos e sem grandes exemplos a seguir, os portugueses viram-se para os homens que lhes anunciam a hecatombe e que disparam para todos os lados sem qualquer critério. No estilo erudito, Vasco Pulido Valente. A cobrar à bandeirada, Medina Carreira. Os apóstolos do Apocalipse têm colunas nos jornais e programas televisivos em plano inclinado. Trazem-nos a boa nova: o mundo está a acabar e Portugal já acabou. Não há nada a fazer. Ninguém presta. Os portugueses não trabalham, os políticos não valem nada e, tirando eles próprios - todos portugueses e alguns deles ex-governantes -, apenas há gente incapaz e incompetente. Quem os ouve e lê pensa sempre que é de outros que eles estão a falar. Não, caro leitor, é a si que eles se referem.

Espero que um dia esta gente perceba a inutilidade do que fazem. Como opinantes, são preguiçosos. Como cidadãos, são pior do que isso. Mas que não se julgue que são apenas diletantes. As suas profecias servem, mesmo que involuntariamente, muitas agendas. As que se alimentam da resignação, seguramente. As que querem impor aos do costume um cinto apertado também. E, no limite, as dos que apostam na descrença total na democracia para nos propor coisa bem pior.

Daniel Oliveira, in Expresso, 31dez09

quarta-feira, janeiro 06, 2010

O que vocês querem, sei eu pá #3

A Associação da Hotelaria, Restaurantes e Similares de Portugal (AHRESP) quer que o Governo inclua no próximo Orçamento do Estado a redução do IVA na restauração de 12 para cinco por cento.

Em troca a AHRESP compromete-se a não fazer despedimentos durante um ano e garante que, com a redução do imposto, os preços de venda ao consumidor podem descer sete por cento.

in publico,05jan09

O que vocês querem, sei eu pá #2

Entre os dez livros mais descarregados ilegalmente durante o ano passado através do sistema BitTorrent, três são sobre sexo e erotismo.

Expresso.pt,05jan09

terça-feira, janeiro 05, 2010

Os melhores dos anos 0...ou simplesmente os que adorei...


Entre les Murs
(Entre os Muros da Escola, 2008, FRA)
Direção: Laurent Cantet

O que vocês querem, sei eu pá #1

O pessoal que passa a vida a dizer que a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo é um assunto irrelevante que afasta o país do combate à crise, apresenta hoje as assinaturas para tentar forçar um referendo e uma campanha de 15 dias sobre o tema que dizem ser insignificante.

Post de Pedro Salesintegralmente retirado do blogue Arrastão

segunda-feira, janeiro 04, 2010

Vulcão sentimental

(...) sou eternamente atormentada e paradoxal. Sou a pessoa mais ambivalente que conheço, estou sempre a divagar e raramente tenho uma opinião definitiva sobre o que quer que seja, nomeadamente sentimentos e relações. E vou estar sempre em ebulição com estes temas.

Margarida Rebelo Pinto, escritora, jornal i, 4jan10