terça-feira, junho 29, 2010

A Grande Depressão #2

Esta terceira depressão será fundamentalmente um reflexo do fracasso das medidas tomadas. (...) os governos advogam a necessidade de apertar o cinto quando o verdadeiro problema está na falta de despesa pública.

Paul Krugman, jornal i, 29jun10

A Grande Depressão

Estamos agora, quer-me parecer, nos estádios iniciais de uma terceira depressão. Esta vai parecer- -se provavelmente muito mais com a Longa Depressão do que com a outra, muito mais séria, a Grande Depressão. Porém, os custos para a economia mundial e sobretudo para os milhões de vidas arruinadas pela falta de empregos não deixarão de ser enormes.

Paul Krugman, jornal i, 29jun10

sexta-feira, junho 25, 2010

Há algo de muito perturbador neste notícia

A polícia holandesa está a investigar a morte de um homem de 50 anos encontrado na sua cama quatro anos depois de ter morrido. O homem vivia com dois irmãos (de 61 e 67 anos) e duas irmãs (de 44 e 71 anos) em Minnertsga, aldeia da Frísia, no Norte. "A última vez que eles falaram com o irmão foi na Primavera de 2006. 
Ele disse que queria que o deixassem em paz no seu quarto", explica a polícia. Assim aconteceu até o proprietário da casa mandar dizer, esta semana, que queria fazer obras de manutenção. Só então um irmão entrou no quarto.

publico,24jun10

quarta-feira, junho 23, 2010

"Lost"

(...) nas suas últimas férias, fez o contrário, foi para dentro e ficou de fora. Mas a culpa do presidente não ter comparecido ao funeral de José Saramago tem um nome: Açores! Estas ilhas sempre tiveram uma aura de mistério. 
Há quem defenda que são o que resta da mítica Atlântida. Eu acho que os Açores são a ilha da série "Lost". 
Neste fim-de-semana, parecia que estava a assistir à 7.a temporada, com Cavaco Silva e o açoriano Jaime Gama, as duas primeiras figuras do Estado, desaparecidas nos Açores, sem conseguirem de lá sair.

José de Pina, jornal i,23jun10

segunda-feira, junho 21, 2010

Os golos são como o Ketchup... quando saem, sai tudo duma vez. (*)

Portugal não deu hipóteses e derrotou esta tarde a Coreia do Norte por 7-0, a maior goleada, até agora, no Mundial 2010. Meireles, Simão, Hugo Almeida, Tiago (dois), Liedson e Ronaldo foram os marcadores de serviço.
 
(*) Cristiano Ronaldo
publico.pt,21jun10

quinta-feira, junho 17, 2010

Mulheres Século XIX

Mais de cem mulheres católicas [movimento Mulheres Século XXI]  pedem a António Bagão Félix que se candidate à Presidência da República, certas de "não existem em Portugal muitas pessoas com a capacidade de representar um povo maioritariamente católico", num "tempo particularmente perigoso" em que "os valores parecem tornar-se absurdos, em muitos casos alvos a abater".

publico.pt

segunda-feira, junho 14, 2010

Copy Paste

O professor da Universidade do Minho Ivo Domingues avançou com um projecto de investigação para perceber qual a verdadeira dimensão do "copianço" nas escolas portuguesas e deparou-se com uma realidade assustadora: “No ensino superior a predisposição para copiar é quase universal”.

O estudo realizado em 2006 veio revelar que três em cada quatro estudantes universitários copiam. “E fazem-no em qualquer disciplina, desde que precisem e possam”, sublinha o sociólogo à agência Lusa.

A investigação - "O copianço na universidade: o grau zero na qualidade" – demonstrou que existia uma espécie de “carreira escolar” no mundo da cábula: “90 por cento dos que diziam copiar já o faziam anteriormente” e alguns tinham começado “logo na primária”.

jornal publico,14jun10

Este país (também) é para velhos

Famílias estão a ficar com os idosos em casa para equilibrar o orçamento.

jornal publico, 14jun10

domingo, junho 13, 2010

E de repente sei que é isto que nao quero
Olhar à volta e saber que ainda te espero
Sentir a sensação de quem nao esta no seu lugar
Não quero la estar assim

Extraído de Nha Cretcheu de Sara Tavares

sexta-feira, junho 11, 2010

Ópio do povo

La Coupe du monde, une aliénation planétaire
En temps de crise économique, le seul sujet qui devrait nous concerner est la santé de nos petits footballeurs. C'est pitoyable.

Fabien Ollier, director da revista "Quel sport ?" em entrevista ao Le Monde

terça-feira, junho 08, 2010

segunda-feira, junho 07, 2010

Capacidade de "desenrascanço"

Portugal tem grande capacidade de "desenrascanço". 
É um conceito que não consigo explicar....nem tem tradução em inglês...

Alexander Ellis embaixador do Reino Unido em Portugal
jornal i,7jun10

terça-feira, junho 01, 2010

Rancor (ô) s. m. Ódio secreto e profundo.

No actual contexto político-partidário, julgo que Sócrates cometeu um erro grave, que porventura mesmo lhe poderá ser fatal e ao PS. Como socialista, e pensando como sempre e só pela minha cabeça, entendo ter a obrigação de dar a conhecer de novo aos meus camaradas e ao secretário-geral aquilo que penso.

Mário Soares, Diário de Notícias, 1jun10