segunda-feira, julho 25, 2005

A "crise"

O jornal Público da passada sexta feira noticiava uma aumento do lucro semestral do Banco BPI em 22%. O banco espanhol Sabadell, em que o BCP detém uma participação de 3%, noticiava no mesmo dia e no mesmo orgão de informação um aumento dos lucros semestrais de 30% (!).
Mais modestos foram os lucros semestrais do BCP, conforme noticiado no negocios.pt que cresceram "apenas" 2% para 302,9 milhões de euros mas crescendo 21,1% em termos comparáveis. Segundo mesma notícia, verificamos que tais lucros só foram possíveis graças à redução de 1000 postos de trabalho.
As indicações de lucros do Banco BES rodam um aumento, para o segundo trimestre deste ano de 90% (!). Não me enganei no número. São noventa por cento. Ainda no negocios.pt, citando "nos primeiros três meses de 2005, as empresas cotadas tiveram um trimestre genericamente positivo. No conjunto das 47 empresas cotadas - excluindo o Santander, o Espírito Santo Financial Group e a Orey Antunes - os lucros atingiram os 835 milhões, uma melhoria face a igual período do ano transacto de 54,6%".
Acho que os números apresentados são suficientes. Não deixa de causar perplexidade que em tempos de suposta crise as empresas financeiras apresentem lucros que oscilam entreos 22%, 54% e 90%. Mais do que propriamente os lucros apresentados, são as percentagens de crescimento que causam verdadeira perplexidade.
Quais serão as perspectivas de crescimentos do BES quando a conjuntura for favorável? 300% de aumento dos lucros ?
Naturalmente que estes números chocam com outros números: os cerca de 500 mil desempregados existentes no nosso país e a difícil situação financeira de famílias e PME´s.
Enfim...estes números põem a nu o que já todos sabíamos, mas que vale a pena sempre recordar...: a "crise" nunca é para todos.

1 comentário:

Anónimo disse...

pois pois...