segunda-feira, janeiro 02, 2006

2005.. um olhar ...#3

The people have the power.
Esta frase, nome duma canção de Patti Smith, bem poderia ser o título deste post. Vem isto a propósito dum dos acontecimentos, em minha opinião, muito importantes do ano que findou. A tomada de posse do presidente Ucraniano, Viktor Iuchtchenko. A tomada de posse do presidente Ucraniano como acontecimento do ano? perguntarão porventura alguns...
Pois.
Esta tomada de posse simboliza a vitória da que foi chamada a "revolução laranja". Laranja, cor-símbolo do então candidato da oposição, Viktor Iuchtchenko.
A revolução inicia-se quando, após saída dos resultados da segunda volta, o candidato e então primeiro ministro Viktor Yanukovich. Cedo se percebe que os resultados foram manipulados. Existem algumas localidades em que a votação é superior ao número de eleitores. O presidente Russo, Putin, apressasse a felicitar o candidato vencedor enquanto nas ruas de Kiev e na Praça da Independência cresce a indignação popular. As manifestações de rua tornam insustentável a manutenção dos resultados avançados. É reconhecido erros graves no processo eleitoral e marcadas novas eleições em que candidato Viktor Yanukovich, vítima no passado de tentativa de envenenamento, é vencedor.
Este acontecimento prova que por vezes as pessoas podem de facto decidir - The people have the power, como diria a Patti Smith. Eu acrescentaria, sometimes...
Os recentes episódios de fornecimento de gás da Rússia para a Ucrânia mostram que as relações entre aqueles dois países continuam difíceis desde a eleição de Iuchtchenko, persona nongrata para o regime russo.

Sem comentários: