sexta-feira, março 31, 2006

Dedos nas feridas

Vejamos: se, depois de sucessivas fusões e aquisições, só restam praticamente três bancos privados portugueses, não é mau para a concorrência e para os consumidores que um deles engula outro? Com mais de meio milhão de desempregados, não é pior que as anunciadas OPA resultem também em já anunciados despedimentos? Quando se quer impor o aumento da idade de reforma, é saudável que se anunciem, como resultante das OPA, reformas antecipadas, chamadas tecnicamente de «aproveitamento de sinergias»?

Miguel Sousa Tavares


Extraído daqui.

Os pesos e as medidas

O Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, ACIME, Rui Marques, critica os dois pesos e duas medidas dos portugueses para com os migrantes. Ao mesmo tempo que olham com compaixão para os emigrantes deportados do Canadá, relatam com frieza a "caça aos emigrantes ilegais" em Portugal.
Extraído do DN.

"Latrina voadora"

Em Kibera [Quénia] não há saneamento básico, não há água corrente, não há recolha de lixo, a electricidade é praticamente inexistente, não há um único lavabo com autoclismo. Numa secção de Kibera, chamada Laini Saba, até há pouco não havia mais do que dez latrinas escavadas no chão para 40 mil pessoas. Especialmente á noite, quando é arriscado sair á rua, muitos residentes recorrem à "latrina voadora", ou seja, evacuam num saco de plástico, abrem a porta e atiram-no para tão longe quanto possível.
Extraído de "Diário Africano" de Bill Bryson

quinta-feira, março 30, 2006

Homem de fé

Souto Moura acredita cumprir mandato até ao fim

O Procurador-geral da República disse esta quarta-feira que está convicto de que cumprirá o seu mandato até ao fim. Segundo a TSF, Souto Moura crê que esta seja uma situação possível, especialmente se o novo Presidente da República, Cavaco Silva, cumprir o que prometeu durante a campanha, isto é, que os mandatos são para cumprir.
Extraído do portugaldiario.pt

quarta-feira, março 29, 2006

Vejam: a ideia foi minha...

Bagão Félix: indemnização às vítimas da Casa Pia é "exemplar, pedagógica e histórica"

O ex-ministro Bagão Félix, que criou o tribunal arbitral para indemnizar os alunos da Casa Pia de Lisboa que se queixaram de abusos sexuais, considerou hoje que a condenação do Estado a pagar dois milhões de euros às vítimas é "exemplar, pedagógica e histórica".

terça-feira, março 28, 2006

Eu já sabia

- Onde é que estás? pergunta-lhe Júlia.
- Onde é que havia de estar?
- Não sei, mas não é aqui, já não é aqui, pelo menos não é só aqui.
De madrugada, no pequeno quarto da Rue Saint-Martin, ainda mal se vê, Júlia dormia ainda, o telefone toca subitamente. É Jorge Fontes:
- O General desapareceu [HUmberto Delgado], suspeita-se que tenha sido assassinado. Isto vai aquecer, precisamos de ti em Paris.
- Tenho que ir, diz Rafael.
- Eu já sabia, respondeu ela.
Extraído de "Rafael", romance de Manuel Alegre

É suposto terem mais alguma coisa...

"Os jogadores do Barça 'só têm duas pernas'".


Extraído do jornal a bola

segunda-feira, março 27, 2006

You are the best man I've ever known

Edie Stall: What is it?
Tom Stall: I remember the moment I knew you were in love with me. I saw it in your eyes. I can still see it.
Edie Stall: 'Course you can, I still love you.
Tom Stall: I'm the luckiest son-of-a-bitch alive.
Edie Stall: You are the best man I've ever known. There is no luck involved.


"A History of Violence" David Cronenberg

domingo, março 26, 2006

There are no little secrets

Christopher "Chris" Wilton:
The man who said "I'd rather be lucky than good" saw deeply into life. People are often afraid to realize how much of an impact luck plays. There are moments in a tennis match where the ball hits the top of the net, and for a split second, remains in mid-air. With a litte luck, the ball goes over, and you win. Or maybe it doesn't, and you lose.
"Match Point" Woody Allen

Massi

Chama-se Souad Massi. É natural da Argélia.
Insere-se no que está convencionado chamar-se de música world ou world folk do magrebe.
O album que vamos ouvir chama-se Deb.
Song writer aclamada em França, deixa-nos um registo com uma muito agradável mistura de sons e uma belíssima voz.
Consta que nos fala de amor, do exílio, e de muitas recordações da sua terra.
Espero que gostem.
Eu gosto.

sábado, março 25, 2006

Rainha desconhecida

Vê-la-ás sempre em todas as capitais, a dama que passa com o seu andar de rainha desconhecida, algumas vezes a coroaste, outras tantas te despediste.
Extraído de Rafael, romance de Manuel Alegre

quinta-feira, março 23, 2006

Só esta noite perdi a virgindade

Ou talvez Rose, a alemã de origem cigana, dizia ela. Mas aí era a neve, o gorro dela, a boca, talvez a boca, o seu pudor de pronunciar certas palavras em francês, o Spree, a desolação das ruas, as ruínas junto à Porta de Brandeburgo, o muro, a terra-de-ninguém, a grande e irremediável tristeza da cidade dividida. Ela era casada, tinha filhos, ao principio não queria.
- Não sou uma mulher perversa, disse.
Mas depois quando aconteceu, uma noite inteira a fazer amor, nunca tu próprio tantas vezes, quase sem interrupção, ela disse:
- Só esta noite perdi a virgindade

Extraído de "Rafael", romance de Manuel Alegre.

quarta-feira, março 22, 2006

Fantástico


Quando a melhor intérprete brasileira de MPB (Marisa Monte) regressa aos discos, após uma ausência de seis anos, e logo com dois discos de originais (Infinito particular + Universo ao meu redor), isso é ...

Há aqui qualquer coisa que me está a escapar

Madeira: PSD contra comemoração do 25 de Abril na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa da Madeira não deverá cumprir este ano a sessão comemorativa do 25 de Abril de 1974, por proposta do grupo parlamentar do PSD, que a considera "inoportuna".

"Este grupo parlamentar entende não ser oportuno comemorar o dia da aprovação da primeira Constituição da República [2 de Abril] após o 25 de Abril de 1974", nem a data da revolução, indica uma nota do líder da bancada do PSD/M, Jaime Ramos, dirigida ao presidente do Parlamento madeirense.

A posição do partido será formalizada hoje em conferência de líderes, através de uma declaração de José António Coito Pita, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD/M, que deverá argumentar que "essas comemorações devem ser da responsabilidade da Assembleia da República".

"No nosso entendimento, diariamente estamos a comemorar Abril e a autonomia e temos o Dia da Região [1 de Julho], que deve ser um dia especial que o Parlamento deve celebrar", declarou.

Extraído do publico.pt.

Será que é desta?

ETA anuncia cessar-fogo para "lançar processo democrático" no País Basco

O grupo terrorista basco ETA anunciou hoje um "cessar-fogo" destinado a "lançar o processo democrático" no País Basco, avança um comunicado enviado hoje a vários órgãos de comunicação social bascos.
"A ETA decidiu declarar um cessar-fogo permanente a partir de 24 de Março de 2006", indica o comunicado intitulado "Mensagem de Euskadi Ta Askatasuna [Pátria Basca e Liberdade] ao povo basco", do qual a AFP obteve uma cópia.


Extraído do publico.pt

terça-feira, março 21, 2006

De certo modo sou um estranho

...preparo o passaporte, faço-o sempre como se de mim mesmo suspeitasse, não é o meu nome, nem o meu rosto antigo, nem a minha nacionalidade, de certo modo sou um estranho, mais que um estrangeiro um estranho, eu é um outro, um outro é eu, quem eu sou não tem papéis, quem os tem não sou eu, Ferrer, diz o passaporte, Jacques Ferrer, nem espanhol, nem frnacês, nem português. Não ter pátria é uma pátria.
Extraído de "Rafael", romance de Manuel Alegre

segunda-feira, março 20, 2006

A vida é como uma corda

A vida é como uma corda
De tristeza e alegria
Que saltamos a correr
Pé em baixo, pé em cima
Até morrer

Não convém esticá-la
Nem que fique muito solta
Bamba é a conta certa
Como dança de ida e volta
Que mantém a via aberta

Dançar na corda bamba
Não é techno, não é samba
É a dança do ter e não ter
É a dança da Corda Bamba
 
 
Letra: Carlos Té
Extraído de "Corda Bamba" dos Clã

CDS Sharon Stone

Pires de Lima, que falava no intervalo do conselho nacional, defendendo que o partido deve tornar-se "mais sedutor e 'sexy'".


Extraído do publico.pt de hoje.

domingo, março 19, 2006

Tralha

Maria João e Mário Laginha. É a proposta para audição desta semana. O último trabalho chamado "Tralha".
De album para album Laginha e Maria João tem estado a apurar a qualidade e o gosto dos seus registos.
Culminam com este belo e acolhedor album.
Espero que gostem.

E agora?

- Já me tinham falado em si, diz Clara, mudando de assunto.
- O Romariz?
- Não só a Júlia
-Você conhece a Júlia?
-Foi ela que me disse para vir ter consigo.
-Por causa de Cuba?
- Não foi só por causa de Cuba.
Está a provocar-me, diz Rafael para si mesmo, mas agora é ele que começa a ficar nervoso.E mais ainda, quando depois do jantar e de muita peregrinação, ela lhe pergunta:
- E agora?
Ao que Rafael responde:
- Amanhã dou notícias. Ou então não dou. Vou consultar os oráculos.
Extraído de "Rafael", romance de Manuel Alegre

CPE versus os nossos Recibos Verdes

Em caso de ruptura do contrato, tendo a relação laboral menos de seis meses, o empregador não tem que avisar senão duas semanas antes do seu fim. Se o vínculo tiver seis, meses, o prazo é de trinta dias. O Estado indemniza o jovem com uma verba equivalente a oito por cento do total da remuneração que deveria receber se o contrato durasse dois anos.
Extraído do Público a propósito do CPE.
Apesar da precaridade do contrato agora em discussão, comparem os direitos assegurados por este contrato e os assegurados pelos "nossos" recibos verdes que é o vínculo de boa parte dos primeiros empregos (e não só)...

Como é que pode?

Como é que um governo pode conceber um objecto jurídico [Contrato Primeiro Emprego (CPE) ]tão mal atado, rejeitado por uma grande maioria dos jovens e a totalidade dos sindicatos, e depois fazê-lo votar à força por uma maioria paralisada?
Extraído do Público a propósito do CPE que deu origem às actuais manifestações de estudantes em França.

sábado, março 18, 2006

You are my Lord

A meio da noite, no Hotel des Saint-Pères, ele diz-lhe:
-Parto depois de amanhã para Argel. Tens vinte e quatro horas para decidiri se queres vir comigo.
- Não preciso de tanto tempo, eu vou.
- Gostava que fosses a minha castelã, a dama de vitral que me espera no belvedere. Gostava de ter para ti um grande quarto de paredes brancas, um quarto antigo num castelo antigo. Era aí que gostava de te fazer um filho.
E então, ela diz:
- You are my Lord, you are my master.
E ouvem-se os galgos, os cavalos, as trompetas.
- "Sobre um lençol mordido por flores com água" diz ele recitando Herberto Helder, "sobre um lençol mordido por flores de água".
Romance "Rafael" de Manuel Alegre

sexta-feira, março 17, 2006

Diz o nu ao rôto...

Trabalhadores do BCP criticam gestão do BPI

A Comissão de Trabalhadores (CT) do Banco Comercial Português acusa a actual administração do Banco Português de Investimentos de querer «destruir o actual modelo social dos trabalhadores bancários», propondo a sua integração no regime geral da Segurança Social, e por isso diz que «redobrará» a sua atenção, caso se venha a verificar uma contra OPA do BPI sobre o BCP.

Extraído do negocios.pt

Negócios de milhões. para alguns...

Trabalhadores da PT pressionados a apoiar cortes

A Administração da Portugal Telecom prepara-se para iniciar o processo de negociação salarial com os trabalhadores, seduzindo-os para a necessidade de contenção de custos. Uma contenção com que a operadora já se comprometeu perante os seus accionistas no âmbito da defesa da OPA e que, no caso do pessoal, tem na PT Comunicações (rede fixa) o seu ponto essencial: é esta empresa que tem associado o «problema» do défice de pensões.

quinta-feira, março 16, 2006

Sempre que olho para ti sinto uma coisa aqui

-Sempre que olho para ti sinto uma coisa aqui.
E tu também. Talvez pela emoção dela, ou pelas canções russas que ela cantava baixinho
Extraído do romance "Rafael" de Manuel Alegre

quarta-feira, março 15, 2006

Navegar é preciso ?

Questão da noite do programa
que acontece
em Portugal,
neste fim de século,
navegar é preciso ?

se morar no Barreiro, sim



Poema: "Questão da noite" Nuno Moura
Música: A Naifa

Tu percebes disto

«Tínhamos de vencer se queríamos ir mais à frente».

Comentário do treinador do V. Guimarães após vitória sobre o Benfica, para a Taça de Portugal.


Extraído do jornal A Bola

Roda dos milhões continua a girar #2

BCP prevê cortar 3 mil pessoas e 300 balcões do BPI

O BCP prevê obter fortes sinergias na digestão do BPI, reduzindo 33% a 40% dos seus custos. Os cortes podem chegar aos três mil trabalhadores, o que custa 600 a 700 milhões ao BCP, noticiou hoje o Jornal de Negócios.
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
O Millennium bcp prevê reduzir cerca de três mil trabalhadores do BPI, caso a oferta pública de aquisição (OPA) lançada esta segunda-feira se concretize. Em declarações ao Jornal de Negócios, Paulo Teixeira Pinto, presidente executivo do BCP, confirmou esta previsão: «É perto desse valor», afirmou.
O BPI tem neste momento uma força de trabalho de sete mil funcionários, donde a redução estimada significa um emagrecimento superior a 40%. E menos de 15% dos 21 mil trabalhadores que BCP e BPI hoje somam.
Extraído do negocios.pt de hoje.

terça-feira, março 14, 2006

Na holanda não sei, mas aqui chama-se a isto "sacudir a água do capote"

Quem não ganha jogos destes nunca pode ser campeão!
RONALD KOEMAN, treinador do Benfica, reconheceu em entrevista à TV3 da Catalunha que uma equipa que não é capaz de ganhar em jogos como com a Naval nunca pode ser campeão. Reconhece que internamente o Benfica é uma equipa irregular, que prefere jogar na Liga dos Campeões com equipas fortes.

Extraído do jornal A Bola.

Roda dos milhões continua a girar

O BCP anunciou o lançamento de uma OPA sobre o capital do BPI, oferecendo 5,70 euros por cada acção, ou 4,33 mil milhões de euros. Paulo Teixeira Pinto vai pagar um prémio de 19%. Caso a OPA avance, a «nova» instituição vai se transformar na maior cotada nacional, com um valor de 13,3 mil milhões.

Sem comentários #2

Zeinal Bava [Administrador da PT] admite que a OPA provocou uma injecção de energia nova e que as equipas das várias empresas do Grupo tiveram de aumentar os seus níveis de ambição. Aos trabalhadores também vão ser pedidos sacrifícios salariais.

Extraído do negocios.pt.

segunda-feira, março 13, 2006

Sem comentários

Berlusconi abandona entrevista
As perguntas seguintes centraram-se no possível conflito de interesses que teria Berlusconi como empresário e primeiro-ministro, considerando a melhoria económica das estações privadas de televisão durante o seu mandato, em detrimento das públicas.
«Se me der um minuto para me explicar», exclamou o chefe do governo, sem no entanto conseguir calar a jornalista, conotada com o centro-esquerda.
«Exijo que me deixe responder, se não levanto-me e vou-me embora, ouviu?», disse a dado passo da emissão, que se tornou difícil de seguir por ambos falarem ao mesmo tempo.
Um minuto depois, o chefe do governo e principal empresário dos media italianos cumpriu a ameaça e levantou-se antes do final da gravação.
Extraído do Portugal Diário.

domingo, março 12, 2006

Frases

Sou muito feliz ali, mas estou exausto de ser feliz.

José Carlos Malato na revista Pública de hoje.

A morte


Esta é a foto da capa da edição de hoje do Público, comentado a morte do antigo líder Sérvio que estava actualmente preso. Brilhante fotografia!.

As estrelas estão a dançar

As estrelas estão a dançar, diz Jorge Fontes
Você está a ouvir a música?
Estou.
E de onde, quem?
São os orgãos do mundo tocados pelos dedos de ninguém.
Extraído do romance "Rafael" de Manuel Alegre

sábado, março 11, 2006

Naifada

Chamam-se A Naifa. É a proposta musical que aqui deixo para audição para esta semana. Um dos membros deste grupo - João Aguarela - qualifica o som desta banda como fado popular transformado em pop rebelde. Parece-me uma definição feliz. Estejam atento às letras, algumas fantásticas.E quanto à música...o melhor é ouvirem. Espero que gostem.

sexta-feira, março 10, 2006

e vale o dobro?

Administração da PT ganha o dobro da Sonae
Segundo dados que constam nos relatórios e contas de ambos os grupos económicos, a equipa liderada por Miguel Horta e Costa recebeu, em 2004, 9,1 milhões de euros, enquanto os cinco elementos da equipa de Belmiro de Azevedo ganharam 4,5 milhões.
Estas remunerações incluem o ordenado base, mais prémios de desempenho, mais planos de opção de compra de acções (‘stock options’).
Extraído do negocios.pt, 10 Mar.

quinta-feira, março 09, 2006

Portugal coberto de cinza

Em Fevereiro desse ano de 1965 chega a notícia:o corpo do General [Humberto Delgado] e da sua secretária descobertos perto de Villanueva del Fresno. (...) As ruas e as praças que se tinham enchido de milhares de Portugueses para aclamarem o General ficaram desertas e silenciosas depois do anúncio da sua morte. Como se com ele tivesse morrido a esperança, a coragem, a própria alma colectiva. Ouvia-se uma voz indignada na noite: "Anda um bando fr assassinos à solta em Portugal". Mas ninguém se mexia. Ruas e praças vazias. O corpo do General coberto de cal, Portugal coberto de cinza.

Extraído de "Rafael", romance de Manuel Alegre

Lavagem de dinheiro: branco mais branco, não há

O célebre relatório norte-americano editado anualmente pelo “US State Department” foi divulgado recentemente, e aponta para uma série de fragilidades nos sistemas financeiros internacionais, nomeadamente no sector off-shore.(...) as de maior fragilidade estão relacionadas com o nome de Antigua&Barbuda (devido principalmente a indústria de “gaming” e o seu sector financeiro off-shore), Belize (sector financeiro offs-hore e tráfico de drogas), Granada (défice de troca de informações, principalmente com outras jurisdições caribenhas), bem como são apontadas outras célebres jurisdições com problemas preocupantes, como na Irlanda (derivados das Shell companies, sociedades só no papel) e também no Mónaco onde é recomendado com veemência a adopção de uma mais completa legislação sobre a responsabilidade criminal das pessoas colectivas.

Coisas feias

Horta e Costa chamou nomes feios com palavras bonitas a Belmiro de Azevedo. Este só fez diferente porque abdicou das palavras bonitas.
Isto foi já depois de, logo pela manhã, o presidente executivo da PT ter feito uma entrada épica numa enorme acção de comunicação interna, a todos os trabalhadores da PT. Horta e Costa invocou o «General Inverno» que matou as forças de Napoleão a caminho da Rússia. Tanto barulho serve para «fazer» opinião pública. Curiosamente, o «Financial Times» de ontem alinhava nas comparações e dizia que neste negócio Lisboa parece Moscovo. Só faltou dizer que Sócrates era como Putín e Belmiro um oligarca.
Extraído da crónica de Pedro Guerreiro no negocios.pt, 9 Mar

Dinheiro e poder

Uma promessa de malas cheias de dinheiro aos accionistas que se confronta inevitavelmente com uma crítica: se estas medidas são melhores para a PT, porque não estavam já previstas? Se o que estava previsto era bom para a PT, porque mudou?
Extraído da crónica de Pedro Guerreiro no negocios.pt, 9 Mar

quarta-feira, março 08, 2006

As coisas acontecem quando têm que acontecer

Por que é que só agora?
Estava escrito, diz ela a rir. E depois mais séria: as coisas acontecem quando têm que acontecer.
Estivemos tantas vezes tão perto, nunca sequer dissemos nada.
Nem era preciso.
Extraído de Rafael, romance de Manuel Alegre

O carniceiro cobarde

Não é simbólico? Apresentado como heroi e libertador Sérvio, Mladic revelou-se um cobarde. O carniceiro que não poupou à morte tantas mulheres, crianças e idosos, preza mais a sua vida do que qualquer outra coisa no mundo.

Extraído do Courrier Internacional, 3 Mar

Provas

Tenho-me dedicado a provar a mim mesmo de que sou capaz de vencer naquilo para que não estava preparado


Extraído duma reportagem na Publica acerca da vida do próximo Presidente da República Cavaco Silva.

Let´s look at the trailler

Parto outra vez para aí, com inteira liberdade. Hei-de ir ao cinema seis ou sete vezes seguidas, que é o que me apetece.
Extraído duma entrevista ao DN do ainda Presidente da República Jorge Sampaio

terça-feira, março 07, 2006

Te voglio bene

O movimento é cada vez mais intenso, mas eles não dão por nada, agora só eles existem, um para o outro quanto mais pressentem a quase invitável despedida. A voz ligeiramente rouca, faz parte dela, o olhar quase triste, Te voglio bene, dizia ela, Te voglio bene.
Extraído de "Rafael", romande de Manuel Alegre

segunda-feira, março 06, 2006

Na minha terra, quem trepa no coqueiro é rei...

EDP terá registado lucros recorde em 2005

João Talone tem boas notícias para dar aos accionistas amanhã, quando apresentar os resultados de 2005. Os lucros do ano passado, o último do actual CEO da eléctrica, deverão ter ascendido a 910 milhões de euros, um valor que representa um recorde não só para a EDP, mas que será também o mais elevado de sempre registado por uma cotada portuguesa.
O actual máximo pertence ao BCP, quando o banco de Paulo Teixeira Pinto reportou resultados líquidos de 753,5 milhões de euros referentes ao ano de 2005.
Extraído do negocios.pt, 6 Mar.
Título: Extraído de "Venham mais cinco" de José Afonso

domingo, março 05, 2006

Bitches Brew

É o registo escolhido para a semana que se inicia. É um registo um pouco diferente do que temos ouvido. Temos aqui um dos mais importantes registos da longa carreira de Miles Davis. Chama-se Bitches Brew. É um album histórico, dado que inicia um periodo da careirra de Miles chamado jazz-fusão. Este aparente desordenado conjunto de sons, é definitivamente, a vertente do jazz que mais aprecio. Dada a duração de cada registo, deixo-vos apenas dois temas: Pharaoh´s Dance e Bitches Brew. Espero que gostem.

sábado, março 04, 2006

Verdades?

"...sabendo o que eu lutei (...) para haver democracia e liberdade em Portugal"

Freitas do Amaral na sua mais recente ida ao Parlamento
Publico.pt

sexta-feira, março 03, 2006

Verdades

A vida é uma tragédia quando vista de perto, mas uma comedia quando vista de longe.
 
Charlie Chaplin
 
Via Rádio Radar

Quando se zangam as comadres

"Só espero que para o resto da sua vida sinta algum remorso sabendo o que eu lutei, quando o senhor ainda não era nascido ou andava de cueiros, para haver democracia e liberdade em Portugal. É preciso topete!"

Freitas do Amaral, dirigindo-se ao deputado do CDS-PP, Telmo Correia, 02-03-2006
Extraído do publico.pt

quarta-feira, março 01, 2006

Desfaçatez

Diz, com efeito, a Comissão que, no caso do crescimento se revelar menor que o esperado, então as autoridades portuguesas devem tomar medidas suplementares de redução do défice. Isto é que é verdadeiramente espantoso. O que a Comissão está a defender é que, sendo o crescimento menor que o previsto (e, note-se que, embora optimista, a previsão do Governo já é de um crescimento muito baixo) então o Governo deve reduzir ainda mais a despesa pública ou aumentar mais os impostos.
Ou seja, o Governo, se a situação for de menor crescimento, o que na realidade significará uma estagnação económica, o que deve fazer é tomar medidas que - reduzam ainda mais o crescimento!
A Comissão propõe, portanto, com toda a desfaçatez, que o Governo induza uma recessão na economia portuguesa. Isto, ainda por cima, num ano que vem a seguir a vários anos de estagnação económica e em que o desemprego vai crescendo de forma clara e mais do que preocupante. Raramente se tem visto uma comentário tão irresponsável e negativo por parte de uma instituição internacional e principalmente de uma instituição que é considerada credível como é o caso da Comissão Europeia.
Extraído da crónica de João Ferreira do Amaral no Negocios.pt, comentando recentes recomendações da Comissão Europeia.